domingo, 26 de julho de 2009

Solos da Serra do Cipó e Suas Fitofisionomias: (5)

Por Elton Valente

Continuação...

Em uma sequência de posts, abaixo, são apresentados alguns perfis de solo, a descrição de suas características gerais e respectiva vegetação. Estão localizados na Serra do Rio Cipó, no Espinhaço Meridional-Sul, em Minas Gerais. Trata-se de um Transecto de Campo Rupestre para Floresta, em um Capão Florestal desenvolvido sobre solos argilosos, derivados do intemperismo de Filito (Rocha Metapelítica). São todos solos ácidos, muito pobres em nutrientes, ricos em matéria orgânica e apresentam altos teores de alumínio trocável. O Capão Florestal ocupa uma área de aproximadamente 14,5 hectares.

Os Capões Florestais da Serra do Cipó são “ilhas” de Florestas circundadas por Campos Rupestres graminosos naturais. Nesta área, os Campos Rupestres desenvolvem-se sobre solos derivados do intemperismo de Quartzito (Rocha Metapsamítica). As fitofisionomias florestais dos capões estudados correspondem a Disjunções de Floresta Ombrófila, com elementos que caracterizam a Mata Nebular.

Entre os elementos que caracterizam a Mata Nebular, naquele ambiente, destacam-se diversas famílias e gêneros de epífitos, como liquens foliáceos e filamentosos, orquídeas, bromélias, briófitas e peteridófitas. A vegetação florestal é floristicamente associada ao bioma Mata Atlântica, embora a região corresponda a um ecótono entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado.

A fonte original destas informações é uma pesquisa de doutorado que trata das relações entre o solo e a vegetação na partes mais elevadas da Serra do Rio Cipó. Foram estudados três transectos de Campo Rupestre para Floresta, a saber: T1 – floresta sobre solos de Filito (Rocha Metapelítica); T2 – floresta sobre solo de Quartzito (Rocha Metapsamítica); e T3 - floresta sobre solo de Anfibolito (Rocha Metabásica).

Nesta sequência de textos apresentada, tratamos apenas do Transecto 1. Os outros serão postados brevemente. Os dados para citação do trabalho podem ser encontrados no fim dos textos (*).

Transecto 1, face de exposição sul: localização dos perfis de solo de 1 a 4 indicados.


Transecto 1, face de exposição norte: localização dos perfis de solo de 5 a 7 indicados.

---------------------------------
Para citação:

VALENTE, E. L., 2009. Relações solo-vegetação no Parque Nacional da Serra do Cipó, Espinhaço Meridional, Minas Gerais. Viçosa: UFV, 2009, xvii, 138p.: il. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas).

4 comentários:

  1. Muito massa essas fotos.
    Entre no link e cadástre-se:

    http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=markiel

    ResponderExcluir
  2. Elton vc teria mais artigos que falassem sobre esses capões de mata. Sou aluna da UnB e vou analisar alguns capões, porém quase não consigo achar referencia sobre isso.
    Se vc tiver e puder me enviar: biozooeli@gmail.com
    Grata
    Eliana

    ResponderExcluir