quinta-feira, 23 de julho de 2009

Honduras é reveladora

Por Elton Valente

Sobre a questão de Honduras, alguns incautos ainda não entenderam o resumo da ópera e os desonestos estão se deleitando com ela.

Eu sei que é chato, mas parece que alguns FATOS ainda precisam ser repetidos:

1) Manuel Zelaya, aliado de Hugo Chávez, tentou um “referendo popular” para modificar unilateralmente a Constituição de Honduras e permanecer no poder, como já foi feito, em seus respectivos países, por Hugo Chávez e Evo Morales, e pretende fazê-lo Daniel Ortega.

2) A Suprema Corte de Honduras, com base na Constituição, declarou tal referendo inconstitucional.

3) Zelaya, à moda dos ditadores, tentou aplicar o referendo assim mesmo, usando as Forças Armadas.

4) As Forças Armadas, cumprindo a decisão constitucional da Suprema Corte, destituiu Zelaya e, conforme reza a Constituição, deram posse a Roberto Micheletti, Presidente do Congresso, em um governo provisório que vai até a data das eleições, previstas para novembro/2009. Tudo conforme estabelecido na Constituição daquele país. Ou seja, NÃO SÃO AS FORÇAS ARMADAS QUE ESTÃO GOVERNANDO HONDURAS, E SIM UM GOVERNO CIVIL, PROVISÓRIO E CONSTITUCIONAL.

Com base nos fatos e não em nossa vontade, o cidadão que em pleno gozo de suas faculdades mentais defende o retorno incondicional de Zelaya ao governo de Honduras e ainda qualifica o Governo Provisório de Roberto Micheletti (Presidente do Congresso) como inconstitucional e golpista, tem três opções, não excludentes, para ser qualificado:

1) É simpático a Hugo Chávez e seu bolivarianismo caudilhesco, alinhados ao narcotráfico.

2) Está mal informado e não entende absolutamente nada de Democracia.

3) Assina um atestado negativo, altamente depreciativo, contra a própria inteligência ou conduta moral.

Nos itens 1 e 3 se enquadram, por exemplo, Krupscaia Ali (CNN), Barack Hussein Obama, Miguel D’escoto (ONU) e José M. Insulza (OEA).

É isso!

ET. Nosso confrade Marcelo Hermes, do Ciência Brasil, nos lembra desta matéria aqui no Estadão de hoje. Embora no texto, Demétrio Magnoli ainda chame a operação constitucional que depôs Zelaya de "golpe".

Um comentário:

  1. Elton
    Vc leu o texto de hoje do Demétrio Magnoli no Estadão ? O texto é tão bem que deveria ser produzido e comentado em seu blog.

    (é sobre Honduras e Chavez)

    ResponderExcluir