quarta-feira, 29 de julho de 2009

Os blogs e os atos confessionais. Um perigo (?)(!)

Senhores (as) Blogueiros (as) e simpatizantes! Este assunto nos interessa e creio que para muitos já não é novidade. Li hoje uma matéria no Yahoo que trata de um assunto aparentemente banal, mas que encerra uma questão no mínimo interessante.

A matéria é da Reuters de Nova York e trata de um trabalho realizado por dois pesquisadores da Universidade de Vermont. Eles elaboraram um método para medir a felicidade das pessoas, ou melhor, dos blogueiros, a partir do que eles escrevem em seus blogs. Atribuíram valores a determinadas palavras como: vitorioso, paraíso, orgulhoso, suicídio, estúpido, e assim por diante.

Abrindo parênteses: há uma interessante linha de pesquisa nas áreas de Letras e Comunicação Social que se chama “Análise do Discurso”, muitíssimo interessante. É possível detectar com método científico “a intenção por trás do discurso”. É! A vida está ficando cada vez mais difícil!

Mas voltando ao que nos traz aqui, os pesquisadores analisaram um período de quatro anos da vida estadunidense (americanos somos todos nós), a partir de 2,3 milhões de blogs.

Concluíram que o dia mais feliz foi o da eleição do “exterminador de moscas”, Barack Hussein. E o mais triste... não precisa dizer, vocês já sabem. Beat It!

Fora estas banalidades todas, a questão é que muito de seu perfil ou de você, blogueiro, está em seu discurso. O que você coloca em seu blog pode ser um Ato Confessional. Muito embora, juridicamente, se conclua pela relatividade da confissão (não sou jurista, é bom que se diga). Portanto a confissão não é admitida como prova cabal, única, definitiva. Porque, segundo os juristas, o cidadão tem inúmeras razões para a confissão, desde razões morais e éticas até a mais absoluta falta de caráter, além da tortura, é claro.

A confissão pode até ser aceita judicialmente, desde que obedeça a uma série de requisitos (mesmo assim, o cidadão pode se arrepender e contestar, facilmente, a própria confissão). Mas esta é outra face da questão.

O fato é que seu blog pode conter muito de seu “perfil psicológico” e muito de suas “intenções além do discurso” – jargões utilizados por duas conterrâneas e amigas que tenho, profissionais destas áreas, Psicologia e Liguística.

É bom tomar cuidado!

E aqui eu me descuido e me denuncio, mas não vou perder a oportunidade:

ET. Veja como a felicidade costuma andar de braços dados com a mais profunda decepção. O dia mais feliz para os estadunidenses, nos últimos anos, foi aquele da eleição de Barack Hussein, que ainda não se decidiu de que lado está. E parece que não vai se decidir nem nos próximos quatro anos. Ou seja, Tio Sam tem muita decepção pela frente. Isso para a felicidade dos Aiatolás, dos norte-coreanos, Chávez, Evos, Zé-Layas... Que, pelo andar da carruagem, terão uma felicidade muito mais intensa do que a dos eleitores que elegeram Barackinho.

ET. 2 - A matéria no Yahoo pode ser acessada aqui:

2 comentários:

  1. "diga-me onde blogas que lhe direi quem és"

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    O fato é que basta ser um bom observador e ter um pouco de sensibilidade, para que qualquer pessoa seja capaz de ler, nas entrelinhas, um pouco da personalidade do Outro.
    Pelo menos é o que a minha experiência tem me mostrado ao longo dos anos.

    Abraços

    ResponderExcluir