sábado, 15 de agosto de 2009

Woodstock 40 anos

O Festival de Woodstock completa 40 anos neste sábado. Foi realizado nos arredores de Nova York entre 15 e 18 de agosto de 1969, num tempo em que o uso de drogas tinha um viés romântico e ainda não remetia aos gravíssimos problemas sociais de hoje. Woodstock é, talvez, o mais emblemático exemplo do que a confraternização humana é capaz, quando se busca o amor, “o amor sob vontade” como dizia Raulzito a respeito de sua “Sociedade Alternativa”, numa citação de Crowley.

Woodstock reuniu meio milhão de pessoas, superando em muito o número de participantes esperados para o evento. Depreende-se deste fato todos os problemas de logística que isso acarretou. O caos era inevitável. Daí a surpresa, pois diante das dificuldades e, numa sobreposição de circunstâncias, as autoridades foram tolerantes e as pessoas compartilharam tudo o que tinham, os moradores locais davam comida e os problemas foram se resolvendo no maior exemplo da confraternização hippie de que o mundo tem notícia. Não houve problemas graves, exceto por duas mortes relacionadas ao uso excessivo de drogas.

Embora contasse com um elenco de artistas como Jimi Hendrix, Creedence, Janis Joplin, Joe Cocker, The Who, John Sebastian, Joan Baez, Santana, The Band, entre outros famosos, o festival destacou-se pelas circunstâncias imprevisíveis e pelo exemplo de harmonia social que mostrou ao mundo.

Woodstock é talvez o maior exemplo de que com amor, sem os grilhões dos valores materiais, é possível salvar o mundo e o homem, sobretudo dele mesmo.

Imagem 1: screenhead

Imagem 2: shellyrusten

Nenhum comentário:

Postar um comentário