sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A lei antifumo, a política no Brasil e a carência de Estadistas

Os idealizadores desse blog não têm ideologias político-partidárias, religiosas ou outras quaisquer. Nossa preocupação política é com o estado de direito, com a democracia, com o fortalecimento das instituições democráticas e o respeito à Constituição.

Entrou em vigor a “lei antifumo” em São Paulo, projeto do atual Governador José Serra. Veja aqui.

O Governo de São Paulo transformou em potenciais contraventores os fumantes e os donos de estabelecimentos comerciais que permitirem o uso de cigarro em suas dependências. As restrições para o uso de cigarros em repartições públicas já é contemplado por legislação de âmbito nacional.

Pergunta-se: o que o Governo de são Paulo tem feito para resolver o problema da cracolândia? Porque José Serra não dispensa o mesmo empenho para resolver a questão das drogas em relação ao narcotráfico? E aqui incluímos outros problemas crônicos de qualquer Estado Brasileiro: A educação, a segurança pública, o atendimento no SUS, a infra-estrutura, a reforma política – com punição exemplar aos corruptos; problemas urgentes que são a verdadeira “doença” do Brasil e não vemos ninguém tratando destes assuntos de forma efetiva e concreta.

José Serra qualificou de “espíritos de porco” aqueles que são contra a sua lei. José Serra é um potencial candidato à Presidência da República. Do outro lado a candidata do governo é a ex-guerrilheira Dilma, que tem o currículo que todos conhecem. Lembrando que no Sistema Lattes e na página da Casa Civil o currículo de Dilma dizia que ela tinha uma formação acadêmica que ela não tem na realidade, o que foi corrigido depois de denúncias.

O Brasil sempre foi carente de estadistas no governo. Só consigo contar três governantes com esse perfil em toda a história brasileira, não vou citá-los para não desviar o foco. Fora do governo devem existir outros, mas no momento eu me lembro de apenas dois: Joaquim Nabuco e Rui Barbosa.

Ao qualificar de “espíritos de porco” aqueles que são contra sua lei, José Serra demonstra como trata aqueles que discordam de suas idéias. Eu tenho medo de gente autoritária no poder ou agregada ao poder. Em minha juventude eu vi o General Newton Cruz, potencial sucessor de Figueiredo, esbofetear um repórter na Rampa do Palácio do Planalto nos anos 80 – as principais emissoras de TV têm isso gravado em seus arquivos.

José Serra e Dilma já demonstraram, em mais de uma oportunidade, que são pessoas autoritárias, que não têm tolerância com aqueles que discordam de suas idéias. Gente com esse perfil psicológico é perigosa no poder.

Precisamos urgentemente de ESTADISTAS para governar o Brasil.

Em nossa avaliação, e cremos que na avaliação de muitos, a lei antifumo de São Paulo é discriminatória e antidemocrática, além de inútil. E ainda desvia recursos e atenção do Estado para problemas alheios às questões prioritárias de qualquer governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário